O torneio que estava marcado para 09 de dezembro do ano passado teve que ser adiado, tendo sido realizado em outra data e local. Os jogos foram disputados na quadra do AFASE FUTSAL, no último sábado dia 13/01/18.
por Lucas Tavares, 14 de janeiro de 2018.
A equipe da SIB em Heliópolis conquistou o título logo na sua primeira participação. A equipe de Belford Roxo teve dificuldades para chegar ao local das disputas, superando o atraso causado por um pneu furado do veículo que transportava a equipe.
GRUPO A ///
Guilherme Turibio da IB Central em Trindade observa o ataque da SIB em Heliópolis.
CLASSIFICADO SEM VENCER. O grupo A contou com a atual campeã Gonçalense de Futsal, a IB Central em Trindade, que chegou para participar do torneio com seu tradicional uniforme, que lembra o da seleção holandesa de futebol de 1988, e com um importante desfalque: o pivô Charles não pode integrar a equipe na disputa. Mesmo assim, a equipe conseguiu segurar dois empates e garantiu a segunda vaga do grupo. Já a equipe da PIB em Vale das Pedrinhas, tinha a responsabilidade de representar os Embaixadores do Rei mageenses. Começou bem, segurando um empate sem gols contra a IB Central em Trindade.
O goleiro Carlos da SIB em Heliópolis, observa a bola bater na trave, de novo.
O JOGO DAS BOLAS NAS TRAVES.O segundo jogo contra a SIB em Heliópolis seria decisivo para a PIB em Vale das Pedrinhas conquistar uma vaga nas quartas-de-final. A equipe precisava da vitória ou empate com gols para se classificar, mas acabou enfrentando uma equipe equilibrada e o jogo acabou refletindo isso. O primeiro tempo terminando empatado em 1 a 1, com gols de Marlon para a SIB em Heliópolis e Pedro Henrique para PIB em Vale das Pedrinhas. Foi o jogo das bolas na trave, tanto no primeiro, quanto no segundo tempo. Foram tantas que perdemos as contas. O jogo foi decidido numa bobeada da defesa mageense: Mateus Jesus (8) da SIB em Heliópolis marcou e desequilibrou a partida. Não daria mais tempo para nada. O jogo ficou em 2 a 1 para a equipe belforroxense que avançou classificando-se em primeiro do grupo..
IBCT 0 x 0 SIBH IBCT 2 x 2 PIB V. Pedrinhas PIB V. Pedrinhas 1 x 2 SIBH
GRUPO B ///
Leandro da PIB em Santa Izabel recebe falta. Bem marcado, pivô teve dificuldade para realizar jogadas.
O JOGO DAS FALTAS. No grupo formado por equipes estreantes na Taça Integração, tivemos o primeiro confronto entre a PIB em Santa Izabel (PIBSI) e a embaixada da PIB em Manilha (PIBMA). Vale lembrar que a equipe gonçalense da PIB em Santa Izabel substituiu a PIB em Andaraí, que ficou impossibilitada de participar desta edição por conta da mudança de data. Foi um jogo muito pegado e com muitas faltas. As equipes pareciam refletir nervosismo em suas estreias no torneio. Leandro (na foto caindo), um dos destaques da equipe da PIBSI foi muito bem marcado, e as vezes, parado com falta. O jogo terminou em 1 a 1..
PIB em Manilha (Vermelho) disputou clássico com a PIB em Itambi.
CLÁSSICO BETELENSE. O grupo também teve clássico entre as embaixadas de Itaboraí, que em sorteio, caíram no mesmo grupo. A PIB em Itambi (azul) estreando no torneio, e a PIB em Manilha (vermelho), já em seu segundo jogo, buscando ao menos um empate. Ainda no primeiro tempo Daniel (9) abriu o placar para Itambi. Apesar de terem equilibrado a partida, a PIBMA sofreu o segundo gol. A equipe de Itambi liquidou a partida de vez com o gol de Alexandre (3) quase no final da partida. Com o resultado a PIB em Itambi acabou sendo a única 100% da primeira fase.
Já na terceira rodada, a PIB em Manilha torcia para uma derrota de 3 gols ou mais da PIB em Santa Izabel que enfrentaria a PIB em Itambi, para ainda sonhar com a classificação por saldo de gols. Com uma vitória e já classificada, a equipe de Itambi entrou sem pressão e realizou um bom jogo, abrindo o placar com Felipe Costa (10) ainda no primeiro tempo. No segundo tempo, a equipe de Itambi ampliou o placar com Alexandre (3). Com esse resultado o segundo lugar do grupo estava empatado nos critérios, e o desempate deveria ser feito por sorteio. Para isso não acontecer, bastava apenas um gol de qualquer lado, e ele veio: A equipe gonçalense conseguiu descontar no placar com Leandro (7), e o jogo terminou 2 a 1 para Itambi, para tristeza da equipe da BR101 que, por conta desse gol, foi eliminada..
PIBMA 1 x 1 PIBSI ITAMBI 2 x 0 PIBMA ITAMBI 2 x 1 PIBSI
GRUPO C ///
O goleiro Wellington da PIB em São Gonçalo durante jogo com a PIB em Vila Entre Rios.
MERO ESPECTADOR. A PIB em São Gonçalo não teve a menor chance no grupo de duas equipes que já tem tradição no torneio. A equipe treinada por Renan Medeiros demonstrou falta de entrosamento, sentiu a ausência do fixo Ciro e do Ala Felipe. A missão era ingrata e o primeiro golpe foi duro para a equipe da primeira igreja batista da cidade de São Gonçalo. Logo de cara sofreu uma goleada de 4 a 0 na estreia, frente a IB Vila Entre Rios..
O goleiro Roger da PIB Vila Entre Rios realiza grande defesa.
OS MENINOS DAS VILAS.O jogo entre as Igrejas Batistas das Vilas, a Ipiranga em Niterói e a Entre Rios de Belford Roxo, foi bastante equilibrado. Com maior força física, a equipe belforroxense abriu o placar ainda no primeiro tempo. Os meninos da Vila Ipiranga conseguiram equilibrar a partida na segunda etapa e arrancaram um empate que se perdurou até o final, resultado que classificou antecipadamente a equipe da Vila Entre Rios, com 4 pontos. Vila Ipiranga então foi para o último jogo contra a instável PIBSG dependendo apenas de um simples empate de qualquer placar para avançar, mas não teve qualquer dificuldade para ganhar o jogo. O placar ia se costurando já no primeiro tempo, com gols de Felipe (7) e Caio (8), a equipe de Vila Ipiranga foi para o segundo tempo com uma boa vantagem. No ultimo suspiro da PIBSG, a equipe voltou no segundo tempo com muita raça, Marllon e seu irmão Johnatan, conseguindo dar finalmente volume de jogo a equipe, que conseguiu seu primeiro gol no torneio, da cabeça de João Victor (3), descontando para a WZarro. Partindo pra cima e precisando virar o jogo em 3 minutos a equipe dos pioneiros gonçalenses sofreu o golpe final num contra-ataque veloz que culminou no gol de Caio (8), acabando com qualquer esperança da equipe comandada por Renan. A PIBSG segue sem vencer um jogo no torneio. Essa é sua segunda participação. Já os meninos das duas vilas, avançaram para as quartas-de-finais.
PIBSG 0 x 4 IB V Entre Rios IB V Ipiranga 1 x 1 IB V Entre Rios PIBSG 1 x 3 IB V Ipiranga
GRUPO D ///
SEM VENCER. A equipe da SIB em Santa Luzia (preto) não conseguiu marcar pontos no grupo D. A equipe sofreu duas derrotas. A primeira veio diante da PIB em Largo da Ideia (PIBLDI) no clássico do 3º distrito. A equipe de tão-tão-distante ganhou por 2 a 0. No segundo jogo, a PIBLDI enfrentou a embaixada campeã das campeãs, a PIB em Beira-mar, que voltou a participar da Taça Integração carregando um título no currículo, Foi um jogo que começou equilibrado com o placar virando em 0 a 0. No segundo tempo a equipe Taylor abriu o placar, mas sofreu o empate perto do fim do jogo. Com esse resultado a PIBLDI já estava classificada.
A equipe da IB Beira-mar virou a partida ainda no primeiro tempo
A TRADIÇÃO VENCEU! No terceiro jogo do grupo, só a vitória interessava a SIBSL que foi pro tudo ou nada. Na pressão a SIBSL abriu o placar e o caminho para a classificação. Contudo, o gol sofrido fez com que a equipe Taylor acordasse. Ainda no primeiro tempo, a equipe de Duque de Caxias virou o jogo para 3 a 1, com gols de Adriano (3), Ricardo Veras (7) e Yuri (9). No segundo tempo, o jogo se tornou uma partida de chances perdidas dos dois lados, e, o jogo não teve o placar alterado, classificando a IB Beira Mar.
PIBLDI 2 x 0 SIBSL PIBLDI 1 x 1 IB Beira-mar SIBSL 1 x 3 IB Beira-mar
AS QUARTAS DE FINAIS
EMOÇÃO ATÉ A ÚLTIMA COBRANÇA. O primeiro jogo das quartas-de-final, foi disputado entre a equipe belforroxense, que se classificou em primeiro no grupo A, contra a PIBLDI, que se classificou em segundo no grupo D por conta do critério de desempate. A partida foi bastante equilibrada no tempo normal, terminando em 1 a 1. A equipe gonçalense abriu o placar com Gabriel (10), e no segundo tempo, a equipe de Heliópolis empatou com Renan (5). A partida foi para a disputa de pênaltis, e foi vencida pela SIB em Heliópolis após Matheus Portinho (foto no canto esquerdo) perder a ultima cobrança alternada. PIB EM LARGO DA IDEIA 1 (3) X (4) 1 SIB EM HELIÓPOLIS.
100%, MENOS NOS PÊNALTIS. A partida entre a equipe 100% de Itambi contra a equipe de Vila Ipiranga, que se classificou bem no grupo C, com um empate e uma vitória, prometia ser equilibrado e foi: A partida terminou no tempo normal em 1 a 1 forçando a disputa da vaga nos pênaltis. A equipe da Vila começou bem a partida, abrindo o placar com Luiz Felipe (7), mas acabou sofrendo o empate com gol de Victor (7). Na cobrança dos pênaltis a equipe de Itaboraí perdeu por 2 a 1. PIB ITAMBI 1 (1) x (2) 1 IB EM VILA IPIRANGA.
DECIDIDO NA BOLA PARADA. Esse jogo tinha uma favorita: A Vila Entre Rios. Primeiro, porque a Central em Trindade, mesmo sendo a atual campeã gonçalense, estava desfalcada e já tinha passado pras quartas com dificuldade de dois empates. Mas o resultado final mostrou que a equipe na verdade soube resistir bem na primeira fase e tinha um jogador que poderia desequilibrar: Guilherme Turíbio. E foi o que aconteceu. A partida foi equilibrada até o finalzinho, quando ele, Guilherme Turíbio, aproveitando de bola parada, (foto) fez o único gol na partida. IB VILA ENTRE RIOS 0 x 1 IB CENTRAL EM TRINDADE.
A VONTADE VENCEU A TRADIÇÃO. A embaixada Campeã das Campeãs não resistiu diante da equipe da roça gonçalense. A PIB em Santa Izabel queria esquecer o vice-campeonato gonçalense, e estava focada em ganhar o torneio, mas no caminho tinha a tradicional Zacarias Taylor. A tarefa não seria fácil, e realmente não foi. A equipe de Beira-mar abriu o placar no primeiro tempo com Ricardo (7), mas logo depois sofreu o empate com gol de Leandro Pereira. No segundo tempo, a PIB em Santa Izabel conseguiu virar com gol de William Lima (8) e conquistou a classificação para as semifinais. IB EM BEIRA-MAR 1 x 2 PIB EM SANTA IZABEL.
SEMI-FINAIS E FINAIS
SE IMPÔS! A equipe da SIB em Heliópolis abriu de cara uma vantagem de 2 a 0, com dois gols em sequência de Jonata Jr (7) no primeiro tempo. A IB Vila Ipiranga conseguiu terminar o primeiro tempo com um importante gol, descontando com Luiz Felipe (7). Mas, no segundo tempo, Luis Henrique, o camisa 10 da equipe de Heliópolis, ampliou e sacramentou a classificação da equipe belforroxense para a final.. SIB EM HELIÓPOLIS 3 x 1 IB VILA IPIRANGA.
UMA VITÓRIA IMPIEDOSA. Não da pra dizer outra coisa. A PIB em Santa Izabel atropelou a IB Central em Trindade, que pareceu ter gasto todas as suas energias no último jogo contra a Vila Entre Rios. O placar elástico de 5 a 0 foi reflexo do bom aproveitamento da equipe de Santa Izabel, frente a sonolenta Central em Trindade. Para quem havia perdido a final gonçalense, Que revanche, senhores! PIB EM SANTA IZABEL 5 x 0 IB CENTRAL EM TRINDADE.
DECISÃO DO TERCEIRO LUGAR
Um jogo que nenhuma das equipes envolvidas estava com aquela garra para jogar. Então, venceu o que se aplicou um pouquinho mais, que nesse caso foi a Central em Trindade. Até mesmo para fechar o torneio com a medalha de bronze e esquecer o papelão nas semifinais, o time laranja buscou uma vitória pragmática fazendo um gol em cada tempo, fechando a conta no torneio com uma vitória comum de 2 a 0 sobre a jovem equipe de Niterói, a Vila Ipiranga. IB CENTRAL EM TRINDADE 2 x 0 IB VILA IPIRANGA.
FINAL
SEGUE A SINA DO VICE. O jogo dos times de camisa AZUL começou com o sorteio para ver quem usaria o uniforme principal. A SIB em Heliópolis ganhou o sorteio, cabendo a PIB em Santa Izabel escolher: ou usava o colete verde ou usava um uniforme emprestado. A equipe da roça gonçalense acabou escolhendo usar o uniforme branco, emprestado da PIB em São Gonçalo. Esse tipo de coisa acontece até com grandes clubes. Talvez você não se lembre, mais o Botafogo do Rio já enfrentou a poderosa Juventus na final de um campeonato internacional usando a camisa do La Coruña da Espanha. Não acredita? Clique aqui e veja. Voltando a falar do jogo, ele foi decidido ainda no primeiro tempo, com os gols do título feitos por Matheus de Jesus (8) e Jonata Jr (7). O segundo tempo veio, com a PIB em Santa Izabel pressionando mas não conseguindo marcar nenhum gol na defesa bem montada de Heliópolis, que em sua estreia, conquistou o título mantendo uma importante regularidade em todas as partidas. A PIB em Santa Izabel que acabara de ser vice gonçalense, agora figura como vice na Taça Integração.
TAÇA INTEGRAÇÃO DE FUTSAL ER Torneio de Futsal da Organização Embaixadores do Rei